14/01/2019
Certificado digital: qual deve ser utilizado por advogados e escritórios
de advocacia ?
Por Cândido Nóbrega
Antes de escolher qual é o Certificado Digital ideal para atender as necessidades
do seu dia a dia, o advogado deve estar ciente do que se trata e para que
serve um Certificado Digital para advogado.
O certificado digital que todo advogado deve possuir é o do tipo E-CPF,
que permite o peticionamento eletrônico, a assinatura digital, e outros.
Destaca-se que muitos dos sistemas de peticionamento requer que a certificação
digital seja do tipo A3, ou seja, aquele que deve ser armazenado em mídia
(token ou smart card).
Com o Certificado Digital o profissional tem acesso a inúmeros serviços
disponibilizados na internet por órgãos públicos e pode, além de disso,
assinar digitalmente documentos eletrônicos, dando-lhes validade e segurança
jurídica. Tratando-se de um documento eletrônico, que valida as transações
por meio da rede mundial de computadores, o Certificado possibilita que
o causídico possa dar andamento a diversos processos sem a necessidade
de locomoção.
Já para pessoas jurídicas (escritórios de advocacia), o representante
da sociedade deve adquirir o Certificado Digital do tipo e-CNPJ, que funciona
como uma versão digital do CNPJ. Devido aos diferentes tipos de armazenamento
existe uma classificação, A1 e A3, que deve ser analisada na hora de fazer
no momento da compra de um Certificado Digital.
Certificado digital A1
O certificado digital A1 é emitido e armazenado diretamente em um computador,
ou seja, é um arquivo eletrônico e, portanto, não necessita de mídia (tokens
ou smart cards) para ser transportado e utilizado. Tem como principal vantagem
a possibilidade de ser instalado simultaneamente em diversos computadores
e outros tipos de dispositivos, mas em contrapartida possui validade de
um ano.
Entre seus maiores benefícios destaca-se o baixo custo, e o fato de que
a segurança do A1 é formada pela interação entre as chaves pública e privada,
todas criptografadas, o que impede operações fraudulentas.
Esse tipo de Certificado é o mais indicado para sociedade de advogados
(ou qualquer outro tipo de pessoa jurídica) que emitem grande quantidade
de notas fiscais eletrônicas ou queiram mais facilidade e otimização de
tempo na automação de tarefas.
Certificado digital A3
Já em relação ao Certificado Digital A3, o mesmo é um tipo de Certificado
que, embora seja um pouco mais caro que o A1, tem validade de 1 a 3 anos,
dependendo da opção do usuário é emitido em formato físico, em um cartão
inteligente ou token criptográfico, o primeiro similar a uma carteirinha
da OAB com chip e o segundo aos convencionais pendrives.
A desvantagem existente no certificado A4 é que apenas pode ser utilizado
em um equipamento e programa por vez. Como opção de segurança requer sempre
a digitação de uma senha, que quando digitada 3 vezes de forma incorreta
leva ao bloqueio da mídia, logo não dará mais acesso ao Certificado Digital
– o que levará o advogado a ter que adquirir um novo certificado, caso
não tenha a senha de recuperação que é a PUK.
Caso sua escolha se dê pelo Certificado A3, será necessário escolher entre
o smart card ou o token, sendo eles :
• Smart Card: Também conhecido como Cartão Inteligente, possui um chip
assim como os cartões bancários. Se conecta a “leitora de smartcard” que
deve ficar ligada em uma porta USB do computador do usuário ou do servidor
onde rodará o sistema.
• Token: Trata-se de um tipo de Certificado que fica armazenado em um
“Token Criptográfico”, dispositivo semelhante a um “pendrive”, que será
conectado diretamente a uma porta USB do computador do usuário ou do servidor
onde rodará o sistema.
É importante ressaltar que não é possível fazer cópia do Certificado A3
tanto no Cartão Inteligente (smart card) quanto no Token, sob pena de bloqueio
da mídia criptográfica.
Próximo passo…
Após a compra do seu Certificado Digital para advogado, também conhecido
como Certificado Digital OAB, será feita a validação presencial – processo
que inclui a apresentação da sua Carteira da OAB, a coleta biométrica da
sua digital e da face e a assinatura de alguns termos. A validação presencial
pode ser realizada de diversas formas (em pontos de atendimento ou em um
local de sua preferência com atendimento VIP), por isso busque por empresas
que melhor atendem suas necessidades.
Procure pelo melhor custo/benefício
Depois de avaliada todas essas questões, um importante fator de contratação
a ser observado é o preço do serviço a ser adquirido. Com o mercado oferecendo
diversas opções é necessário que seja feita uma boa busca de planos e valores
para que se consiga um bom custo-benefício. Estude e compare variados pacotes
antes que a decisão final seja tomada.
Outro quesito a ganhar atenção é a integridade da empresa que te oferece
o serviço. Quando se compra ou se contrata algo o cliente espera receber
aquilo que lhe foi prometido, sendo necessária uma segurança de prestação
de serviço. Avalie as empresas de autoridade no quesito, procure por avaliações
de clientes, e garantias que lhe permita contratar uma empresa confiável.
Por fim, atente-se ao suporte de ajuda fornecido por cada empresa. Ao
integrar qualquer ferramental ou diferencial na rotina de trabalho de um
escritório, será necessário um tempo de adaptação. Dúvidas irão surgir,
alguns erros podem ser cometidos, e por isso é essencial que você possa
contar com uma empresa como a Juristas Certificação Digital que se coloca
à disposição para dirimir quaisquer dúvidas acerca da certificação digital
e todos assuntos afins.
Conclusão
Ao tomar a decisão de se inserir no meio jurídico, o profissional ligado
a fóruns e processos passa a se encontrar em um campo tido como saturado.
Consciente das exigências do mercado, e da necessidade de promover um bom
trabalho de forma ágil e eficiente, o número de escritórios que buscam
na tecnologia recursos para melhorar seu desempenho se torna cada vez maior.
Temos agora uma ressignificação de conceitos como economia e acessibilidade.
O Certificado Digital desburocratiza processos e não é o futuro do meio
jurídico, mas o presente. Trata-se de muito mais do que ter acesso a diversos
serviços oferecidos na internet por órgãos públicos e assinar digitalmente
documentos eletrônicos, conferindo-lhes validade jurídica, ele vai além
de um documento eletrônico sendo a chave da inserção dos advogados na era
digital e da simplificação e aperfeiçoamento dos serviços oferecidos pelos
escritórios de advocacia.
Garanta esse diferencial competitivo e adquira logo o seu.
Fonte / Para saber mais:
juristas.com.br.